A Nota Fiscal (NF) é um dos documentos mais importantes para que uma oficina mecânica ou centro automotivo funcione de maneira formalizada e de acordo com a lei. A emissão de nota fiscal é importante para que a oficina ou centro automotivo transmita confiança, segurança e profissionalismo.

A importância da nota fiscal

Ao vender um produto ou serviço, a nota fiscal deve ser gerada para que aquela transação seja documentada e para que os devidos impostos sejam calculados e recolhidos.

A NF também serve para proteger o cliente, garantindo o direito de troca ou reclamação em casos de não prestação de serviços ou venda de produtos com defeito. Por isso, ao não emitir nota fiscal na oficina, além de estar agindo fora da lei, o prestador de serviço está fazendo com que seu cliente se sinta inseguro e, mesmo que o serviço seja bem executado, isso pode fazer com que ele não retorne em outras oportunidades.

Os tipos de nota fiscal


  • Nota fiscal de entrada:
    Serve para garantir a legalização do transporte da mercadoria entre o fornecedor e o cliente.
  • Nota fiscal de saída:
    É aquela emitida para o cliente quando adquire seu produto ou serviço. A comercialização de produtos exige emissão prévia, pois as mercadorias não podem circular sem nota. No caso da prestação de serviços, a nota fiscal pode ser emitida posteriormente à execução da atividade.
  • Nota fiscal de serviço:
    É o documento que registra a prestação de um serviço e, por isso, é muito utilizada por oficinas mecânicas. Sobre ela incide o ISS (Imposto Sobre Serviço), que é destinado ao município. Portanto, a emissão deste tipo de nota está vinculada à prefeitura de cada município; Ela também pode ser emitida em formato eletrônico (NF-e) e tem exatamente as mesmas finalidades e características de uma nota fiscal comum.
  • Nota fiscal de produto:
    Essa NF documenta a venda de produtos entre outras operações como devolução, garantia, transferência, etc.. Ela é sujeita a cobrança do ICMS, que é um imposto estadual.
  • NFC-e:
    É um documento fiscal que também registra a venda de produtos, mais simplificado que a emissão de Nota Fiscal e que pode ser emitida sem os dados do cliente. Também está sujeito à cobrança do ICMS. O Cupom Fiscal passou por várias mudanças nos últimos anos e uma dessas mudanças é a migração para a versão eletrônica chamada tecnicamente de NFC-e.


Ao emitir nota fiscal, é necessário ter alguns cuidados e muita atenção, confira:

#1. Sempre procure um contador de confiança, para te orientar sobre as leis federais, estaduais e municipais que regem a sua empresa. Na dúvida, também vale ler com atenção os regulamentos que regem à emissão de documento fiscal na sua região;

#2. Mostre-se bem intencionado, emitindo nota fiscal sempre, sem que o cliente precise pedir;

#3. Preencha os documentos fiscais com calma, atenção e de acordo com a legislação;


Conte com a Soluções TEC para tornar a emissão de NF ainda mais fácil para seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *