Você trabalha, trabalha, trabalha e sente que seu negócio não dá lucro? Mas você paga todas as contas, consegue pagar seus funcionários e manter a empresa? Se a resposta for sim, então SUA EMPRESA DÁ DINHEIRO, mas está sendo mal administrada!


A vantagem de ser proprietário de um negócio é que somos nossos próprios patrões. Isso significa que podemos fazer nosso horário, escolher como preferimos trabalhar e até mesmo decidir o que fazer com o dinheiro do caixa. Mas, toda essa liberdade gera alguns problemas, especialmente quando misturamos a conta pessoal com a conta empresarial.

O caixa não fecha

Chega o fim do mês, é hora de fazer o controle de caixa e o resultado não fecha: era para ter mais dinheiro ali, mas por algum motivo você não faz ideia de onde ele parou. Esse é um grande exemplo da falta de controle financeiro que acontece ao deixar as contas pessoais e empresariais juntas.

As contas não são pagas em dia

Como o dinheiro entra e sai do seu caixa o tempo todo, o controle de pagamentos tende a ser prejudicado. Você sabe que a oficina consegue pagar as contas, mas, sempre que chega na data do vencimento de algum boleto falta dinheiro. Ou pior, assim que entra algum pagamento você precisa correr para pagar os boletos atrasados e acaba tendo que aceitar a multa pela demora.

Você não sabe quanto sua empresa ganha

Pode até dar para pagar as contas no final do mês, mas você nunca sabe o quão lucrativo ele é. Isso acontece porque o dinheiro entra e sai constantemente do seu caixa. Sem um controle bastante rigoroso a cada retirada, é praticamente impossível calcular seu lucro. Essa sensação de “falta de dinheiro” é gerada por isso. Como não vemos o resultado do trabalho no final do mês, acabamos tendo a sensação de que as coisas não vão como deveriam.

Não dá para confiar nos seus indicadores

Para acompanhar o desempenho do seu negócio é preciso contar com alguns indicadores. Esses indicadores são conhecidos Indicadores-chave de Desempenho. Vários deles estão ligados a questões financeiras, como a margem de lucro ou o custo de aquisição. Sem um bom controle financeiro essas métricas deixam de ser precisas. Assim, elas não são tão confiáveis e você tende a ficar sem parâmetros para olhar para o seu negócio e dizer se seus resultados estão melhores, piores ou estáveis.

Esses impactos que listamos são apenas algumas das consequências que juntar a conta pessoal com a conta empresarial pode causar. Além deles, seu negócio pode sofrer com várias outras coisas, como falta de estoque, perda de clientes, endividamento e até mesmo a falência.

Portanto, mantenha tudo muito bem separado e organizado! Com isso, você saberá o quanto sua empresa pode gastar, se ela está em um caminho certo e se os investimentos estão valendo a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *